Storytelling: encante seu público com a sua história

O termo Storytelling, que em português significa contar histórias, está cada vez mais popular entre as organizações brasileiras. Nos últimos anos, profissionais de comunicação e do marketing tem utilizado a ferramenta com objetivos comerciais ou institucionais. De um modo geral, seu uso tornou-se instrumento de relacionamento entre marcas e pessoas, que quando aplicado de maneira correta, o resultado tem sido satisfatório, gerando melhor engajamento com as personas.

Mas a questão é: Você sabe como aplicar a técnica no seu negócio ou marca, utilizando a escrita?

Se houvesse uma regra básica para que este processo ser assertivo, ela seria o uso da verdade. É muito importante fundamentar a história que irá contar em fatos reais. Não invente nada! Guarde a sua criatividade para estruturar a narrativa e torná-la atrativa.

Outra dica é escolher a mídia mais adequada para se conectar ao seu público. O storytelling pode ser adaptado a diversos canais, maneiras e plataformas. Porém, é preciso ter cuidado na hora da escolha. Considere o perfil dos seus clientes ao fazer essa definição. E na hora de produzir o conteúdo, fique atento as características narrativas da mídia e do tipo de linguagem, já estabelecido anteriormente com cada nicho.

O próximo passo é organizar as informações que vão traçar a trajetória da marca, em uma estrutura de história. Trabalhe os elementos e mensagens de acordo com um, ou mais, tipo textual – como descrição, narração e dissertação. O gênero romance, conto, fábula, notícia, resenha, crônica também são bem-vindos na produção e devem ser escolhidos conforme o planejamento textual.

Jornada do Herói

Na prática, considere a “jornada do herói”, conceito de Joseph Campbell, que trabalha a noção de que todas as histórias estão ligadas por um fio condutor comum ou uma história oculta. Um passo-a-passo, cujas etapas dividem-se na apresentação do herói no seu cotidiano, no enfrentamento de um conflito e auxílio de um mentor e na resolução da trama, com retorno vitorioso do benfeitor. Fórmula que tem servido de base e orientação aos que estudam e se dedicam às diversas formas do storytelling.

Vale lembrar que o melhor desta ferramenta está em comover pessoas, criar conexão emocional, exaltar sentimentos, ou seja, atribuir significados emocionais enquanto conta a sua trajetória ou a do seu cliente. Esse contexto afetivo auxilia a marca a provocar a curiosidade, atraindo mais fãs ou aumentando o seu público.

No entanto, para que a narrativa fique na memória da sua audiência é preciso descobrir e escrever a biografia única, real e exclusiva que transformará o seu negócio em uma marca lembrada por todos.

Artigo acadêmico

Monica Martinez é doutora em Ciências da Comunicação pelo Núcleo de Epistemologia da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e escreveu a tese intitulada “A Jornada do Herói: estrutura narrativa mítica na construção de histórias de vida em jornalismo”.  Em artigo publicado em 2004, no Intercom, a pesquisadora apresentou um novo modelo de construção de histórias de vida para comunicadores sociais, e que retrata, resumidamente, o estudo que desenvolveu em sua tese.

A leitura deste artigo pode ser feita pelo site da Intercom.

Resumindo

Storytelling tem:

  • Uma história real, verdadeira, sobre o desenvolvimento do seu negócio, marca ou produto
  • Escolha do canal de comunicação com seus públicos
  • A linguagem adequada com as personas, tipos textuais, fala
  • Planejamento e organização da trajetória do empreendimento

Elaine Barcellos de Araújo

Porto-alegrense, consultora em comunicação organizacional, facilitadora em cursos de escrita criativa e media training

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