5 dicas para você escrever uma Bio de impacto no Instagram

A Biografia do teu Instagram diz o quê sobre você, a tua carreira ou o teu negócio?

Este espaço é a tua vitrine, a tua chance de apresentar-se ou o cartão de visitas. Melhor ainda, é a oportunidade de expor o teu pitch de vendas,  de posicionamento no ambiente digital, de dizer sobre quem é e o que pretende nesta rede social.

Por isso, procure destacar de forma clara e direta os principais motivos que fazem de ti o que  realmente é. Este é o momento de destacar o teu propósito de negócio e a solução que apresenta para um determinado público-alvo.

Na pesquisa por produtos e serviços, as pessoas buscam na ferramenta “explorar” ou de pesquisa, perfis nichado ao que acreditam ser a solução para as suas demandas. Então, para aproveitar esta visibilidade, seja especifico sobre o teu negócio ou tua carreira. E muito cativante!

E para te ajudar, trago cinco dicas para você construir um perfil forte e estratégico. Vamos lá:

  1. Diga quem você é

Parece simples e óbvio, mas muitos perfis corporativos ou marcas pessoais não entendem a importância de dizer quem é e o que faz, ou como pode ajudar as pessoas. Acabam menosprezando esta oportunidade, deixando o espaço em branco ou apenas com emojis. Ou seja, ignoram a função da biografia e a visibilidade que a Bio propõe. Portanto, seja charmoso, instigante na descrição da sua marca.

  1. Use uma linguagem simples

Escreva de forma coloquial, pouco rebuscada, sem gírias, de fácil compreensão para todos. Lembre-se de usar expressões coerentes ao perfil do negócio ou do seu cotidiano. Ou seja, utilize a mesma linguagem do setor, comunidade, nicho onde está inserido. Adote o mesmo comportamento no ambiente virtual também. Isto é, tenha o mesmo posicionamento de mercado, descrito na tua Bio. Se precisar, busque inspiração na missão, visão e valores do empreendimento ou da sua vida.

  1. Seja estratégico

Antes de começar a escrever, organize as ideias. Faça uma reflexão sobre as metas a alcançar por meio deste canal, sobre a imagem que quer construir e comunicar, além das pessoas ou perfis de público que deseja atrair. Com estes pontos pré-estabelecidos e alinhados, deixe a criatividade fluir. Mas preze pela objetividade e clareza sempre. São apenas 150 caracteres para transmitir a tua marca pessoal ou de negócio na Biografia.

  1. Destaque a tua motivação

Se você adotou uma frase motivacional, trecho de música, fala de personagem de cinema que o identifica no posicionamento do teu negócio ou carreira, use como slogan (manifesto) na tua Bio. Isto será o teu diferencial, tua identidade, a motivação junto a tua audiência. Mas tenha certeza de que esta mensagem está alinhada aos teus propósitos e valores.

  1. Deixe teus contatos visíveis

Teu público certamente vai querer entrar em contato contigo em algum momento da experiência dele com a tua marca. Por isso, deixe à vista os principais canais de comunicação – como site, telefone, e-mail ou endereço físico – no teu perfil. Procure adotar um canal funcional para te conectar com tua persona. E divulgar. Não é legal informar um telefone ou e-mail que não está acessível, funcionando ou que nunca será respondido. Lembre-se que a plataforma oferece botões de chamada para contato, então insira diretamente na Bio um contato diferente destes, para ficar visível ao primeiro olhar e não escondidos nestes botões.

A ideia é garantir posicionamento e um bom meio de relacionamento com seus públicos. Uma Bio bem estruturada vai garantir acesso facilitado aos leads quando eles precisarem de informações, cotações ou de manutenção, entre outras possibilidades.

A Biografia do Instagram pode ser o primeiro contato de alguém com a tua página. É a partir dessa leitura que o visitante decide se seguirá ou não o teu perfil, além de ser o único local desta rede social que permite um link clicável.

Veja abaixo o que considerar quando estiver reorganizando ou estruturando o teu perfil por aqui.

Nome

O texto inserido por você nesse campo aparece em negrito no topo de sua biografia. Coloque neste espaço o nome de tua marca. Mas não é só isso! Ele oferece 30 caracteres para que você possa trabalhar de maneira mais eficiente, colocando informações além do próprio nome. Pode ser uma palavra-chave, por exemplo.

O importante deste campo é que ele pode ser encontrado nas pesquisas que o usuário faz no Instagram. Por isso capricha.

Nome de usuário

Pode parecer a mesma coisa que o item anterior, mas não é! Essa é a sua identidade no Instagram. Vou explicar: é o endereço do teu perfil (URL). Também peço a tua atenção na escolha. Novamente, ele deve ser condizente com o seu identificador em outras redes sociais para facilitar que o seu fã memorize a tua página em mais de uma plataforma.

A dica aqui é não repetir, não usar o  mesmo Nome para o Nome de Usuário; assim amplia a tua oportunidade de busca por parte dos usuários do Instagram.

Link

Já disse aqui que há um único local no IG para colocar um link clicável. A sugestão da plataforma é para um site, mas pode ser qualquer link de direcionamento para a www, como o WhatsApp Business, um blog, uma revista eletrônica ou até mesmo outra rede social. Tente usar um encurtador de URL para que não fique com uma aparência poluída, ok?

Aqui na Rosa Carvão a gente usa o espaço  para divulgar vários outros canais que estamos ligados. Confere no link para ver como funciona na prática a dica que vou colocar aqui embaixo.

Dica: Aconselho usar um app que possibilita tu divulgar mais de um link no mesmo espaço. Veja as versões gratuitas do  https://linktree.com.br/ ou do https://linkme.bio/ (este último não utiliza os teus dados de acesso do IG, é mais seguro). Estes aplicativos permitem que você insira no local uma espécie de Landing Page com diversos links para suas páginas (YouTube, FaceBook, LinkedIn, Site, blogs).

Fique atento aos limites de caracteres:

  • Limite de caracteres de legendas no Instagram: 2.200 caracteres.
  • Limite de hashtags no Instagram: 30 hashtags.
  • Limite de caracteres de bio do Instagram: 150 caracteres.
  • Limite de caracteres de nome de usuário no Instagram: 30 caracteres.

Otimize o instagram:

  • Utilize emojis na Bio e legendas, mas não exagere para não poluir.
  • Divida as informações com espaçamento ou quebra de linhas.
  • Utilize hashtags, mas pesquise antes a # na lupa.
  • Inclua CTAs (call to action ou chamadas para ação) na tua comunicação do IG.

Viu só o tanto de possibilidades que a Bio do Instagram oferece?

Assim como a estratégia de postagens, essa área do seu perfil não pode, de modo algum, ser negligenciada. Ela é parte fundamental para o sucesso de qualquer negócio nas redes sociais.

Ficou com dúvidas? Deixe um comentário ou envia um e-mail para nós.

Elaine Barcellos de Araújo

Porto-alegrense, consultora em comunicação organizacional, facilitadora em cursos de escrita criativa e media training

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários recebidos

  1. Oi, voltando novamente no seu site…
    Já passou no meu tambem?
    Aguardo.

    1. Juliane, obrigada pela visita! Certamente retribuirei a vista. Vou atualizar o blog nos próximos dias. Volte novamente! 😉

  2. Eu queria tanto ter animo para escrever artigos bons assim
    como você, com certeza ia aumentar meus resultados.
    Eu tenho bastante resultados com as técnicas que uso,
    resultados muito bons… Mas escrevendo blogs com
    informações uteis assim como você faz com certeza deve
    ajudar ainda mais.
    Se quiser dar uma olhada na minha página também seria
    uma honra.

    1. Guria, que bom que curtiu meus artigos. Tenho certeza que teus textos são ótimos. Vou lá no teu site conferir, e aprender um pouco contigo sobre uma boa copy. 😉

Posts relacionados

Icone do WhatsApp de Rosa Carvão -Comunicacao e Gestao Organizacional