Escrita Criativa: O que você precisa saber para começar a sua produção
Uma folha em branco ou a tela do computador pode ser assustador quando precisamos produzir conteúdo ou queremos compartilhar uma história, pela escrita. Algumas sensações, como o medo, dúvidas, insegurança podem ser o alimento de bloqueios criativos. Entretanto, pesquisas e teorias nos trazem à realidade de que, nós, seres humanos, somos dotados de diversas capacidades, incluindo a criatividade, que em alguns requer estímulos para se sobressair.
Howard Gardner, conhecido como o cientista das inteligências múltiplas, causou alvoroço na área educacional com sua teoria de que a humanidade é dotada de diversas aptidões, além do raciocino lógico-matemático, estimulado em crianças no meio pedagógico.
Dos tipos de inteligência apresentados pelo psicólogo norte-americano, a escrita criativa se vale de três. São elas:
- Linguística, que trata da nossa habilidade de comunicação e de usar a fala e a escrita para atingir objetivos;
- Interpessoal, que é a nossa capacidade de entender as intenções, os desejos dos outros e de conviver em sociedade;
- Intrapessoal, que é a nossa inclinação para o autoconhecimento e de usar este entendimento para alcançar certos fins.
Na prática, estimular estas competências é o início para o desenvolvimento do nosso dom de transformar textos simples em conteúdo de valor, capaz de gerar oportunidades de vendas reais para os empreendimentos que representamos.
Para que sejamos efetivos nessa construção é necessário que tenhamos empatia com o público-alvo, a fim de entendermos qual a dor ou a dificuldade que precisamos minimizar ou solucionar com nossas ideias, produtos ou serviços. Por isso a importância do autoconhecimento, já que precisamos estar em nossas criações não só de forma empírica. Também é preciso lembrar de identificar e estabelecer a melhor forma de nos relacionar com as pessoas envolvidas com nossos clientes, para, por fim, entregar uma redação atrativa, diferenciada e que afete o segmento ao qual focamos, estabelecendo uma conexão com estas personas.
Esse é o começo para a escrita criativa e afetiva para quem produz conteúdo para projetos pessoais ou profissionais.
Teste de inteligências múltiplas
Quem nunca fez um teste na Internet, ao menos por curiosidade, levanta a mão!
E de QI, então? Este exame busca responder a um questionamento tradicional: “Quão inteligente eu sou?” No entanto, hoje, depois dos estudos de Gardner, a pergunta é outra: “Como sou inteligente?”
De acordo com o psicólogo e educador, tipos de inteligência podem ser desenvolvidos durante a nossa vida, independente da predisposição genética ou limitação física. Ou seja, todo mundo pode aumentar sua inteligência em todas as categorias, aprendendo e praticando habilidades.
Então, se você pensa que não consegue escrever textos criativos, atrativos e capazes de encantar pessoas, ao ponto de gerar chances de reais de negócios, está enganado. Antes de mais nada, você deve procurar saber quais tipos de inteligência estão combinadas em você.
Faça este teste das faculdades IDAAM e descubra quais habilidades você possui e quais das três citadas acima você deve estimular para começar a escrever com encantamento.
Importante: Seja verdadeiro nas suas respostas, para que o resultado seja o mais fiel possível da realidade.