Dicas para promover a escrita criativa

Você não precisa ser escritor profissional para produzir textos inspiradores ou criar histórias de destaque literário e que cativam o leitor. Qualquer pessoa pode desenvolver essa habilidade, utilizando-se de técnicas e práticas usuais, conhecendo seu próprio potencial e também seus limites.

Entretanto, para começar a escrever e encantar seu público, abaixo há alguns passos iniciais para o seu texto nascer e fluir:

Espaço criativo

Eleja um lugar especial para criar seus textos. Precisamos de um espaço onde estejamos à vontade e confortável para escrever. Pode ser mais de um, desde que ele seja organizado, limpo e que tenha material, equipamentos, livros, tudo que precisar para a sua produção. Desta maneira, você evita distrações e interrupções desnecessárias.

Se for do seu agrado, ambientalize e sonorize o local. Também tenha próximo, água potável e um lanche rápido, prático e leve, como biscoitos, grãos ou frutas já higienizadas. O seu bem-estar é campo fértil para boas ideias. A criatividade não é um dom de poucos, ela está em todos nós, mas precisa de estímulos. Podemos provoca-la com nosso foco e concentração ou nos cercar de tudo que nos inspira.

Leia!

Sabemos que a leitura amplia nossos conhecimentos, desenvolve nosso intelecto, nos oportuniza conhecer várias culturas. Mas ampliar o vocabulário é o principal proveito que a leitura proporciona ao produtor de conteúdo. Claro que conhecer estilos e gêneros textuais de escritores consagrados na literatura nacional e internacional também contribui para a nossa escrita – nos serve de referência. Mas técnicas podem ser adquiridas de outras formas também, enquanto que desenvolver e manter um dicionário atualizado na memória, sob determinado contexto, só o hábito da leitura proporciona. Por isso, o ideal é que você leia diversos gêneros, em diferentes meios ou canais, frequentemente.

Anote as ideias

Você costuma ter “uma iluminação”, uma ideia, escrever um conto, artigo ou até mesmo um livro caminhando ou após uma experiência? Anote! Faça disso um hábito também. Na hora de buscar inspiração, esse lembrete poderá lhe orientar, servir de base para a construção de um conteúdo inovador, inusitado ou deixar o retrato do cotidiano mais robusto e verossímil. Esteja preparado para registrar essa ideia, mesmo se ela surgir na rua, no parque, em uma roda de amigos, de um artigo científico, inclusive de comentários ou de um vídeo nas redes sociais. Ou procure escrever a ideia central no mesmo dia.

Insights surgem em qualquer lugar e não podem ser menosprezados, sem antes uma análise da possibilidade dele virar uma boa história. Por isso a importância de anotar ou gravar. Seja detalhista neste momento. Além de traçar a ideia central, registre também a fonte ou circunstância em que ela surgiu e as possibilidades que ela oferece. Tudo que possa aumentar a sua produtividade e a agilidade em criar personagens, cenários ou contextos.

Planeje sua escrita

Já sabemos que ter um espaço criativo organizado é o berço da criatividade. Organizar o processo de escrita também é uma boa forma de se alcançar um bom texto.

Uma dica bacana de planejamento é fazer uma espécie de esqueleto do texto. Com base na finalidade da sua escrita, selecione os principais pontos e argumentos que podem ser explorados. Separe-os em introdução, desenvolvimento e conclusão. Nesta ordem, saberá onde poderá ampliar cada tópico e de uma forma geral, como o conteúdo começará e terminará. Isso te ajudará a ter mais foco na proposta, evitando que você fique perdido e sem ideias no meio da escrita.

Finalidade textual

Em tempos em que para tudo há tutorial, quem consegue oferecer algo encantador, inovador e diferente sabe ser criativo do início ao fim na sua proposta. Com a produção textual é a mesma coisa. Você precisa saber conquistar as personas da marca com conteúdo de valor. Portanto, manter o foco e a organização textual é qualidades importantes para levar ao alcance das metas traçadas no planejamento da escrita. São estes objetivos que vão indicar qual a linguagem mais adequada para que estabeleça conexão com os clientes; assim como a voz a ser utilizada irá conduzir o leitor até a ação proposta na mensagem.

Escreva diariamente

Se você não consegue imprimir ritmo na sua escrita, mas precisa, é por que também não tem o hábito de produzir todos os dias. Neste caso, a dica é só uma: treinar! Se você quer escrever mais e melhor, precisa estipular uma rotina diária.

 

Não pense em adotar um estilo criativo e diferenciado nos seus textos, já de primeira mão. No entanto, precisa dar o primeiro passo e estruturar este cotidiano. Determine o tempo e a quantidade de caracteres ou palavras mínimas para o texto, no primeiro dia. E aumente a demanda diariamente, por uma semana, determinado a alcançar a meta traçada para cada dia de produção.

Para facilitar o exercício, crie exemplos lúdicos para explicações mais técnicas. Para isto, utilize figuras de linguagem no argumento, como metáforas, ironia, eufemismo. Não se preocupe, é um recurso muito empregado na escrita criativa, pois deixa o conteúdo mais expressivo.

Boas criações!

Elaine Barcellos de Araújo

Porto-alegrense, consultora em comunicação organizacional, facilitadora em cursos de escrita criativa e media training

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