Com que roupa sua empresa está vestida no ambiente digital?

Em nosso cotidiano, estamos sempre correndo. Andamos com pressa, agitados, de um lado a outro no espaço físico e, agora, também no virtual.

De olho neste ritmo frenético de informações e consumo em que pessoas e marcas imprimem ao ambiente digital, organizações e empreendedores têm se preocupado em marcar presença na web. E sim, eu também estou nesse movimento, buscando desde o início da Rosa Carvão, entender e incluir a empresa no processo de transformação digital.

No entanto, precisamos ser estratégicos em cada passo que damos neste posicionamento. Por isso é importante saber: Com que roupa a sua marca está vestida na internet? Assim como é necessário planejar a existência física de um negócio, também é preciso ter táticas para esta ocupação na internet.

Avaliando tudo isso, fica aqui o primeiro alerta: Não tenha um ou mais perfis em redes sociais sem planejamento e estratégia. Não esteja nú no ambiente digital!

Mas vamos partir do princípio: Você sabe o que é presença digital e qual a sua importância?

Existir no mundo digital significa estar presente na web representado pelo o que publicamos, pelo nosso conteúdo, pelo compartilhamento de informações de valor que envolve a nossa marca ou do cliente, de um relacionamento sólido e responsável com os públicos.

Em comparação com o espaço físico, essa presença está representada em um endereço ou telefone de contato, por exemplo. Na internet, os pontos de presença são site, blogs, redes sociais, display digital, banner, entre outros lugares onde se criam conexões, pontos de contato, entre o público-alvo e os empreendimentos.

Ter uma forte presença digital traz mais visibilidade, impulsiona o crescimento e pode garantir bons negócios aos empreendimentos de pequeno ao grande porte, independente do produto ou serviço prestado.

Há alguns anos, para ter reconhecimento público era preciso um grande investimento em mídias tradicionais. Hoje, com estratégias e ações de marketing digital bem estruturada é possível ter acesso a outros métodos de vendas, de ampliação de mercado, de conexões diretas com públicos e ainda mensurar tudo isso. Ou seja, com a internet e a transformação digital, as mídias digitais deixaram de ser uma opção para ser instrumento necessário no posicionamento do negócio.

Tipos de presença digital

1. Presença própria

2. Presença gratuita

3. Presença paga

Na presença própria, a marca constrói e mantém seu conteúdo digital, que é exposto em canais como website, blog corporativo, perfis oficiais em redes sociais como Twitter, FaceBook, YouTube, LinkedIn, SlideShare, entre outros. Já a presença gratuita são os conteúdos digitais da empresa que obtém repercussão orgânica na internet, como em buscadores da Google, Yahoo, Bing, além de comentários e compartilhamentos nas redes sociais do público-alvo ou personas. E a presença paga são as publicações com a marca da empresa que foram patrocinados, pagos ou comprados, como por exemplo: anúncios em banners de sites, posts patrocinados em redes sociais, links patrocinados ou qualquer outro tipo de conteúdo pago.

É por meio da presença digital que os pontos de contato entre as personas ou públicos-alvo, com a marca são definidos. Por isso é importante que o posicionamento da empresa na internet esteja alinhado com o posicionamento físico da organização. É o que garante a melhor experiência do cliente junto ao produto ou serviço prestado em todos os canais estabelecidos.

Quer ampliar sua presença digital na web? Invista em conteúdo criativo e atrativo

O marketing de conteúdo é um grande aliado na hora de tornar a sua marca, uma autoridade no assunto dentro da área de atuação. Por isso, adotá-lo como estratégia para aumentar a sua visibilidade no ambiente digital é uma excelente decisão e certamente trará resultados positivos para os negócios.

No entanto, como a produção de conteúdo criativo e atrativo funciona na prática?

Esta estratégia se apresenta como um diferencial para a empresa, seus produtos e serviços, dispondo para as personas conteúdo informativo, educativo, social e até de entretenimento, antes de prospectar clientes ou vender seus produtos. É desta forma que as marcas têm construído um relacionamento consistente e sério com os públicos, aumentando a visibilidade e autoridade junto ao cliente.

Ao manter uma constância na produção de conteúdo, relevante, sua marca passa ajudar seus fãs a resolver problemas através das informações publicadas. E a empresa torna-se referência no mercado.

Dicas para construir uma presença digital forte:

1. Seja organizado e estratégico no ambiente digital. E lembre-se: alinhe a visão do negócio, a missão e os valores da empresa tanto no mundo físico quanto na internet.

2. Construa um site com blog corporativo, ou tenha apenas o blog. Gere conteúdo de valor, que entenda as dores dos seus clientes e proponha soluções pode ser o diferencial da sua marca no mercado de atuação.

3. Crie contas em redes sociais, mas não se jogue em todas as plataformas. Avalie o perfil de cada uma, veja onde seus públicos estão e qual o melhor canal para sua empresa se conectar com eles.

4. Adote uma linha de comunicação comum em todos os canais digitais da marca. Use uma mesma linguagem no posicionamento, o mesmo tom, a mesma voz para que haja uniformidade do discurso.

Elaine Barcellos de Araújo

Porto-alegrense, consultora em comunicação organizacional, facilitadora em cursos de escrita criativa e media training

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